Dia das Crianças: A TV!

Como foi no ano passado, que falei sobre a infância dos anos 80 e 90 em Dia das Crianças parte 2: Desenhos e Dia das Crianças parte 1: BRINQUEDOS (ok tá fora de ordem… ) mais um 12 de outubro chegou e com ele mais lembranças dessa nossa infância que foi tão mágica. Bom, eu adoro relembrar e pesquisar sobre o tema, porque né.. eu amo uma velharia e uma nostalgia.

Os anos 80/90 na TV tinham muitos programas de auditório, programas onde passavam desenhos e recebiam atrações musicais. As apresentadoras infantis eram tidas como grandes influenciadoras da época. Xuxa, Angélica, Eliana e Mara eram as beldades televisivas da época infantil, com seus figurinos extravagantes e cabelos digamos um tanto quanto rebeldes (menos Mara né, que tinha cabelo de india rs). Sérgio Mallandro era legal e também tinha programa infantil na TV. Como não lembrar “ô psit” de Os Trapalhões?? Didi, Dedé, Mussum e Zacarias atravessaram algumas infâncias aí por anos com seu programa de humor além dos filmes, muitos filmes que reprisados sempre e nos assistíamos todos!!! Angélica e Xuxa inclusive, participaram de alguns deles.

Pois bem. Vamos lá à coletânea infantil que fiz da TV brasileira nessa vibe anos 90.

OS TRAPALHÕES

Como eu já disse? Como não lembrar e não amar não é? Hoje em dia até mesmo que não viveu essa época do humor brasileiro brinca com os bordões e memes dos trapalhões ”espalhadis pela internetis”. O quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias tiveram o programa por três décadas e entraram até para o Guiness Book. O primeiro filme foi lançado em 1966, o último em 1999. Após as mortes de Zacarias em 1990 e Mussum em 1994 os Trapalhões deram uma parada. Eu hoje ainda sinto muita saudade do quarteto e dos filmes mais antigos que nem são mais reprisados, uma pena. Ainda bem que existe a internet.. porém não acho que seja a mesma emoção da TV haha.

Além do seu programa humorístico, seus filmes sempre eram reprisados na TV.

XUXA

Sinceramente não tem como falar de infância e não falar de Maria da Graça Xuxa Meneghel, pois ela também assim como os Trapalhões atravessou diversas gerações dos baixinhos.  De modelo a apresentadora, Xuxa tornou-se A Rainha dos Baixinhos por causa de seu programa diário na Globo, Xou da Xuxa, estreado em 1986 e com duração até 1992. O programa também é um marco da infância brasileira (argentina, americana e espanhola também já que ela fazia o mesmo programa nesses países), sucesso absoluto.  Após o Show da Xuxa, veio o Xuxa Park em 1994, porém aos sábados (quem lembra da musiquinha do Sábado aí? o/) e durou até 2002 após um trágico incêndio na gravação de um dos programas, onde Xuxa decidiu não gravar mais. Hoje em dia Xuxa está na Record em um programa semanal.

Acima, um dos inícios do Show da Xuxa em 1991, e o vídeo abaixo foi uma participação de Xuxa ao canal Porta dos Fundos, a qual vale muito a pena assistir, ficou hilário.

PAQUITAS E PAQUITOS

Não tem como falar de anos 90, Xuxa e não citar os seus ajudantes Paquitos e Paquitas. As paquitas foram companheiras de Xuxa nos programas de 1984 a 2002, passando assim por quatro gerações, as duas últimas tendo milhares de meninas do Brasil todo disputando 7,8 vagas do elenco da época que ía ser totalmente trocado. Desde 1987 o título Paquita já era tido como profissão e era o sonho de milhares de adolescentes da época. Sim, eu sonhava ser Paquita haha. Eu sonhava conhecer a Xuxa, eu amava esse universo. Além dos filmes que participavam com Xuxa, As Paquitas (junto com os Paquitos) tiveram um filme só delas, chamado Sonho de Verão, também grande sucesso de bilheteria na década de 90. ( que eu adoroooooooo <3 ), gravaram discos e faziam diversas campanhas. Ao todo foram 29 meninas em quatro gerações de paquitas. Os Paquitos surgiram em 1989 com quatro garotos, sendo escolhido um quinto paquito em 1990. Também tinham músicas e faziam muito sucesso entre as meninas. Diferente das paquitas, o grupo acabou com o término do Show da Xuxa em 1992.  Depois que deixaram os dois grupos muitos dos Paquitos e Paquitas tentaram a carreira artística ainda, como é o  caso dos atores Marcelo Faustini e Claudio Heinrich ( o eterno Dado de Malhação e o Indio Tatuapu de UGA UGA) e as atrizes Letícia Spiller, Monique Alfradique, Juliana Baroni, Barbara Borges, Graziela Schimit e Bianca Rinaldi.

 

Primeiro disco das Paquitas (foram gravados dois, 1989 e 1991) com a primeira e a segunda geração delas.

 

Xuxa e suas Paquitas New Generation (1995 -2000)

Atualmente Bárbara Borges, Letícia Spiller e Juliana Baroni são atrizes.

 

Em 2006, no especial de 20 anos de carreira de Xuxa, houve um ‘remake’ do que era o Show da Xuxa, e teve o encontro de todas as paquitas e uma homenagem a elas:

ANGÉLICA

Angélica é uma personalidade que está até hoje na TV na Rede Globo, mas estreou na extinta TV Manchete com programa infantil Clube da Criança aos 12 anos (substituindo Xuxa que foi para a Globo) e aos 14 estourou no Brasil inteiro com a canção ‘Vou de Táxi’. Assim como Xuxa tinha as Paquitas, Angélica tinha as Angeliquetes de ajudantes de palco, porém nada de sucesso estrondoso como as assistentes de Xuxa. Da Manchete Angélica foi para o SBT em 1993 onde apresentou A Casa da Angélica, e em 1996 foi para a Globo comandar outra atração infantil diária, o Angel Mix (onde dentro do programa tinha um quadro que fazia muito sucesso, a novelinha Caça Talentos, onde Angélica interpretava a Fada Bela, um grande sucesso).

Fada Bela na época da novelinha e depois em um remake feito por Angélica.

ELIANA

Eliana apresentou no SBT o Festolândia, Sessão Desenho e por último, em 1993 o Bom Dia e Cia que mudou o nome para Eliana e Cia em 1997 durando até 1998, quando Eliana foi para a Record apresentar outro programa infantil o Eliana e Alegria. Nenhum dos formatos de programa da apresentadora eram de auditório, exceto hoje em dia em seu programa Eliana, que ela apresenta novamente no SBT desde 2009. Como toda boa apresentadora infantil, Eliana gravou discos com músicas bem famosas, como por exemplo OS Dedinhos, album que vendeu mais de 300 mil cópias.

 

MARA MARAVILHA

”Tutututuiuiu sou curumim iêiê ..” essa era a música mais conhecida da apresentadora baiana Mara Maravilha. Começando no SBT como jurada do Show De Calouros, Mara ganhou seu programa infantil e ficou no rol das quatro maiores apresentadoras infantis do Brasil juntamente com Xuxa, Eliana e Angélica. A frente do Show Maravilha no Sbt de 1987 a 1994, Mara foi para a Record onde apresentou outro programa infantil intitulado Mara Maravilha Show de 1996 até 1998. Hoje em dia, ela é jurada no Program Silvio Santos, no SBT.

 

TV COLOSSO 

Entrando no lugar do Show da Xuxa  em 1993, TV COLOSSO ficou no ar até 1996, quando deu espaço ao Angel Mix, de Angélica. Um programa totalmente diferente comandado por cachorros mostrando a vida dentro de uma emissora de TV canina, com diversos programas e personagens inspirados em programas da emissora. TV Colosso também apresentava desenhos, entre eles (aproveitando o post passado rs) Caverna do Dragão, Capitão Planeta, As aventuras dos ursinhos Gummy, Thundercats e Taz Mania. Foi na TV Colosso a estréia de Power Rangers, outro sucesso dos anos 90.

SANDY E JUNIOR

Dos cantores infantis de mais sucesso, claro, Sandy e Junior, a dupla que fez carreira de 1990 a 2008, com mais de 20 milhões de cópias.  No final dos anos 90 fizeram o seu primeiro filme, O Noviço Rebelde, juntamente com os Trapalhões. A dupla tinha muitas músicas voltadas para o público infantil e foram mudando o estilo conforme foram crescendo. Sucessos como Vamos Construir, Maria Chiquinha, A Resposta da Mariquiha, O Aniversário do Tatu, Vai ter que Rebolar,  Dig Dig Joy, Com Você e Era Uma Vez  são uns dos grandes sucessos da dupla nos anos 90. Hoje em dia os dois estão em projetos diferentes de música, porém Junior ajuda a produzir  as músicas da irmã.

Sim, eu chorei quando eles  se separaram e pra mim ainda tem as melhores músicas. AMO ouvi-las.

LUA DE CRISTAL

Esse foi um dos filmes de maior sucesso de bilheteria no cinema nacional com cerca de cinco milhões de telespectadores, protagonizado por Xuxa e Sergio Mallandro em 1990. Maria da Graça tinha o sonho de ser cantora e sai do interior para o Rio de Janeiro para realizar seu sonho, indo morar na casa de sua tia má Zuleika com seus primos idem, sendo um tipo de gata borralheira para a sua nova família. Maria vai estudar canto na escola de Uirapuru e trabalhar na lanchonete de Seu Bartô onde Bob trabalha. Maria passa por muitas coisas nessa sua nova vida e até desiste do seu sonho de ser cantora. Mas Bob, não a deixa desistir.

SONHO DE VERÃO

Também sucesso no inicio dos anos 90, Sonho de Verão é o filme protagonizado pelas Paquitas e Paquitos. Um ônibus que está indo para uma colõnia de férias acaba parando em uma mansão onde quem encontra-se hospedado? Sérgio Mallandro. A casa então vira uma colônia de férias com muita música, azaração e festa. É um dos meus filmes preferidos da infância, pedia a mamãe pra  matar aula quando ele ía passar na Sessão da Tarde haha.

ESQUECERAM DE MIM 1 e 2

A série de filmes protagonizada por Macaulay Culkin, que é esquecido sozinho em casa no primeiro filme durante o Natal e depois  se perde da família novamente no Natal seguinte foi um dos filmes mais assistidos nos anos 90, por adultos e crianças. Kevin enfrenta sozinho dois bandidos nos dois filmes e apronta todas com eles.

Os Goonies

Os Goonies com certeza foi um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde. Os pequenos e destemidos amigos valentes acham um mapa do tesouro e… vão em busca, claro, não sabendo os perigos que iriam enfrentar por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, além de também uma família de bandidos italianos. E nessa jornada farão amizade com o grandalhão e assustador, mas bonzinho Sloth.

Gente esse filme é um marca da infância/adolescência de quem viveu nos anos 80 e 90, e sério, se você não viu recomendo ver porque filme com crianças né.. é sempre bem engraçado.

 

JASPION, CHANGEMAN E FLASHMAN

Nem só de animes vive a cultura televisiva infantil japonesa. As séries de heróis japonesas foram de muito sucesso entre o público brasileiro. Jaspion é o único herói que brilha sozinho lutando contra os monstros que querem destruir ou dominar a Terra como forma de robô. Changeman e Flashman vem com quase a mesma história, cinco jovens que são escolhidos para defender o Universo das Forças do Mal ao vestirem seus uniformes coloridos e armas ultra potentes, transformando seus transportes em robôs gigantes para lutar contra os monstros que evoluíam é também ficavam gigantes. Clássico. Houveram mais séries como essa do gênero Tokusatsu chamados Metal Heroes, mas essas foram as de mais sucesso exibidas pela Manchete e posteriormente pela Rede Record.

POWER RANGERS

Quem não se lembra do famoso ” É HORA DE MORFAR?” .Os Power Ranger partem do mesmo princípio das séries japonesas, porém sendo americana.  Cinco jovens escolhidos para defender a Terra de terríveis monstros de outras dimensões,que ao serem derrotados ficavam gigantes fazendo assim as naves e transportes dos Power Rangers virarem robôs gigantes.

Go, Go Power Rangers

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Punky ficou muitos anos em exibição pelo SBT, começando ainda nos anos 80. A história da da menina  sapeca abandonada pelos pais e adotada pelo simpático fotógrafo Senhor Arthur  e seus amigos era muito querida entre as crianças. Posteriormente a série ganhou um desenho animado, que também passava no SBT.

 

FAMÍLIA DINOSSAURO

Com o seu “Querida Cheguei” Dino Silva Sauro conquistou milhares de telespectadores do mundo inteiro juntamente com a sua família, principalmente o caçula Baby, que não gostava do pai e aprontava todas com ele ”Não é a mamãe” era o jargão mais usado pelo pequeno dinossaurinho. O último episódio da série conta com o início da Era do Gelo, o que foi dando fim a era dos dinossauros e gente, é bem triste.

 

Bom, essas são as minhas lembranças mais queridas dessa minha infância. É claro que houveram mais filmes e programas que marcaram essa época, mas acho que esses foram os de mais sucesso. Se lembrar de mais algum, pode me contar nos comentários.

Abreijos

Comments

comments

Deixe uma resposta