DICAS CAPILARES

Olá Pessoas!

Não sei vocês, mas cabelo é um assunto que gosto muito de pesquisar, conversar sobre e claro, cuidar, até porque a pessoa aqui é loira e mora numa cidade que não tem uma água tão legal (em decorrência do desastre ambiental da Samarco).

Desde novinha aprendi que cabelereiro não deve te pedir se ao cortar ”você quer que escove?” É CLARO QUE TEM QUE ESCOVAR, ou como ele/ela irá ver se ficou tudo certo e não tem alguma ponta para consertar? De acordo com a minha cabelereira da época (e ela fez cursos com Wanderley Nunes),  é abusivo cobrar uma escova à parte já que  um bom cabelereiro tem que entregar o cabelo pronto, mansss, às vezes é cultura de cada lugar né? Enfim…

Loira só pode usar creme de hidratação branco: MITO.  As cores das máscaras não interferem na cor do cabelo, salvo se for um roxo e se seu cabelo for muito claro, aí ele pode sim dar aquele aspecto chumbado. Eu era bem loira e usava uma máscara da X3 que era lilás… meu cabelo nunca mudou de cor.  Mas máscaras rosas, marrom claro, amarelinhas, verdinhas… não causam perigo não.

Violeta Genciana – Esse já tinha ouvido falar há muito tempo mas nunca experimentado, até que lembrei que minha prima usava e pedi como era. A violeta serve para desamarelar o cabelo mas passando em grande quantidade mesmo que misturada a um creme ela pode chumbar o cabelo. Intercalei com 15 dias e fui reparando que o fio foi ficando mais claro mesmo conforme  o uso. E o tempo no cabelo no máximo dois minutinhos.

Melhor temperatura para lavar o cabelo. Esqueça se você pensa que lavar os cabelos em água gelada é o ideal, e muito menos na água quente que ainda resseca os fios.  A temperatura ideal para os cabelos é com água morna, sabe quando você liga o chuveiro quente e abre todo o registro e a água não sai nem fria e nem quente? Pois é, é essa aí. Mas, sendo que o último enxague até que pode ser com a água fria, pra dar mais brilho ao cabelo.

Como usar o shampoo. Esse é um clássico erro que muitas ou quase todas as pessoas cometem, e assim como o condicionador tem seu modo de uso o shampoo também tem. Shampoo você só passa no couro cabeludo e massageia com a ponta dos dedos (nunca com as unhas), a própria espuma que faz se encarrega de ir lavando o resto do cabelo.  E de preferência também, estar com o cabelo BEM MOLHADO e/ou diluí-lo em um pouco de água antes de passar. A quantidade necessária é o tamanho de uma moeda de um real.

Como passar condicionador e máscara.  Outro erro muito comum é passar esses dois em todo o cabelo, sendo que o modo certo é somente  do meio do cabelo até as pontas. Isso porque o condicionador pesa o cabelo e assim passando na raiz ele deixa o cabelo mais oleoso.

Retirar o excesso de água do cabelo. É imprescindível que ao passar sua máscara no cabelo você tire o excesso de água com a toalha para o produto penetrar melhor.

Usar condicionador após Máscara. Algumas máscaras já fecham por si só a cutícula capilar  vindo com o pH mais ácido, ou seja, não é necessário usar condicionador após a aplicação. Para qualquer dúvida consulte o modo de uso do produto ou faça o teste com e sem condicionador.

Óleo de coco para cabelo: Já faz um tempo que se está usando o óleo de coco para fazer umectação capilar, ele nutre e dá brilho ao cabelo, deixando os fios alinhados. Você pode deixar agir por uma hora no cabelo (seco e pode passar da raiz às pontas) ou até dormir com ele, podendo fazer uma trança bem solta para repousar. De preferência quando for lavar, utilize água morna.

Dormir de cabelo amarrado. Isso foi algo que comecei a fazer esse ano (peguei a dica da sereia  e rainha do óleo de coco, Yasmin Brunet) e já notei uma grande diferença ao acordar. Cabelo mais alinhado e menos embaraçado, pois enquanto você dorme e se revira o cabelo vai junto e é por isso que de manhã acordamos sempre com AQUELA JUBA. Nada de rabo de cavalo ok? Você deve prender o cabelo o mais solto possível ou então se você tiver muito cabelo, fazer uma trança folgada. Algo que faço sempre antes de dormir também é penteá-los, mas não por estética, só por costume mesmo. 

Cortar o cabelo na lua certa. Pode até não haver explicação científica para isso mas.. eu fiz o teste. Eu sempre fui daquelas que ”ah vou lá cortar o cabelo” e não me ligava nessa história de lua, só que meu cabelo por ser loiro (desenvolvem menos) já estava há quase dois anos do mesmo tamanho e quando comecei a marcar o corte nas luas certas (nova ou crescente)… eis que ele está do tamanho que está agora (metade das costas quase na lombar), até minha própria cabeleireira se espantava quando me via.

Shampoo antiresíduo. Esse era algo que eu não curtia usar pois fugia de tudo que pudesse ressecar o cabelo, porém depois vi como é importante usar esse tipo de shampoo quem sempre usa muitos óleos ou leave-ins, no caso, a minha pessoa né. O shampoo de limpeza profunda retira o acúmulo desses produtos que vão ficando no cabelo com o seu uso dificultando assim que ele seja limpo realmente ou bem hidratado. Para cabelos normais uma vez no mês é suficiente, já cabelos mistos a oleosos podem fazer o uso de quinze em quinze dias. E como o produto é bem abrasivo é válido fazer uma hidratação após o uso.

 


E claro, essas dicas são para todos os tipos de cabelos… não só os loiros, risos.

 Abreijos

Comments

comments

Deixe uma resposta